quarta-feira, 30 de março de 2011

ABERTURA

Desejamos a todos os professores que vão frequentar a Acção de Formação "Ler e escrever na era 2.0 - contributos das ferramentas digitais", as boas-vindas!

Neste desenho formativo de oficina é crucial que se crie um intenso grau de interactividade entre todos os membros. E essa é justamente a principal razão da criação deste blogue. Será, pois, um espaço colaborativo, de reflexão, de partilha e de questionamento.

Por fim, desejamos o maior sucesso a todos os educadores e professores.

17 comentários:

  1. Depois da nossa primeira sessão, as expectativas para a formação são elevadas. Espero aprender coisas novas e interessantes para deixar de ser tão "emigrante digital" e ser uma professora do século XXI.

    ResponderEliminar
  2. Esperamos todos criar uma dinâmica muito positiva nesta oficina de formação. O nosso sentido será sempre de tentar inovar na escola. Obrigado, Olga, pelo seu comentário.

    ResponderEliminar
  3. Perceber melhor como o mundo digital modifica a relação de forças dentro da Escola e analisar o funcionamento de algumas ferramentas da era "2.0". Provavelmente, procurando vislumbrar algo mais evoluído - em construção acelerada. São algumas expectativas, que me atraem vivamente.
    Mário Rui Valente

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelo seu comentário. É importante compreendermos as expectativas de cada um, para dar uma resposta mais eficaz.

    ResponderEliminar
  5. Estou muito entusiasmada e com vontade de aprender coisas novas para utilizar com as crianças com quem trabalho. O mundo digital e as ferramentas postas ao nosso alcance são uma mais - valia importantíssima nesta era 2.0. Apesar de ter algum receio, pois o desconhecido cria em nós alguma ansiedade, estou muito satisfeita com a possibilidade de partilhar, colaborar e aprender em conjunto com este grupo de colegas. Filomena Meleiro.

    ResponderEliminar
  6. Encontrei um artigo muito interessante da nossa formadora, que quero partilhar com os colegas de formação. Fez - me reflectir sobre o papel das novas tecnologias de informação e comunicação como meio de promoção de competências e aproximação da escola à família comunidade local e internacional. Gostei muito.
    http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/viewFile/1/22

    Filomena Meleiro.

    ResponderEliminar
  7. Agradeço a partilha do artigo. Apesar de já conhecer o seu teor será sempre muito importante para reflectirmos. Obrigado!

    ResponderEliminar
  8. Lido ...

    "Web 2.0 é a mudança para uma Internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva."

    Tim O'Reilly (Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_2.0)

    ResponderEliminar
  9. Creio que a definição de Web 2.0 está muito bem sintetizada no excerto que o Rui destacou. Agora só nos falta redescobrir as suas potencialidades na educação.

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Boa noite! As minhas expectativas para esta formação são, como referi na primeira sessão, adquirir mais conhecimentos para poder explorar, de forma diversificada, as inúmeras potencialidades da Web 2.0. Para além disso é sempre uma óptima oportunidade para uma maior partilha, discussão e reflexão sobre as nossas práticas e a aplicação de novas ferramentas e materiais.

    ResponderEliminar
  12. As TIC são uma ferramenta óptima e inesgotável para professores inquietos, ávidos e atentos a qualquer novidade, que desejam actualizar-se, que querem ligar os interesses dos alunos, que querem fazer a diferença junto dos seus alunos... na minha opinião, com o avanço incontornável das tecnologias, temos que mudar a forma de ensinar e aprender (esta já está definitivamente mudada). Tanto professores como alunos, em muitas aulas "convencionais" estão desmotivados. Temos que adoptar um ensino mais partilhado, orientado, coordenado pelo professor, mas com efectiva participação dos alunos... Uma das dificuldades actuais é harmonizar a dimensão da informação, "separar o trigo do joio", por isso, o principal papel do educador é ou será auxiliar o aluno a interpretar esses dados, relacioná-los, contextualizá-los... espero no final desta formação estar mais preparado para estes desafios...

    ResponderEliminar
  13. Olá, boa noite.
    Apreciei muito os comentários dos meus colegas do grupo de formação e, também, do feedback dos nossos simpáticos formadores.
    De referir, ainda, a colega Filomena que já fez uso da palavra partilhar e que nos proporcionou esta interessante e harmoniosa leitura do artigo elaborado pela nossa formadora Ádila Faria, sobre a importância da integração das TIC e da criação do BLOG no Jardim de Infância.
    É realmente crucial estimular e introduzir as crianças (nativos digitais) na acção e aprendizagem das novas tecnologias.
    Nós (emigrantes digitais) defendemos, também, que as novas tecnologias constituem uma ferramenta imprescindível no meio escolar, pois é um forte instrumento cultural.
    A criação de BLOGS é, assim, um dos recursos de grande potencialidade para aprender, partilhar, publicar e comunicar entre as pessoas, independentemente da sua localização geográfica.
    Nesta Acção de Formação, com este grupo de formandos cheio de expectativas, auguro a certeza de que vamos enriquecer, ainda mais, a nossa arte de "TICtear" e inovar com a Web 2.0!!
    Bjinhos da Leonor

    ResponderEliminar
  14. errata: onde se lê: ...da palavra partilhar, deve ler-se da palavra partilha...

    ResponderEliminar
  15. Olá,sou a Paula Barbosa, o meu endereço é:
    http//eyejardimdeinfanciadecaldelas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. • Nome do blogue (endereço);
    • http://pequenos-jornalistas.blogs.sapo.pt/40815.html

    • A quem se direcciona prioritariamente; Ao grupo de crianças, á comunidade educativa e profissionais de educação.
    • Temáticas abordadas; Bibliotecas, histórias, expressão motora, expressão plástica, ciências e experiencias, registos, actividades de articulação com o 1º ciclo, a magia das cores exploração das três áreas e domínios trabalhados em educação de infância e registos de dias especiais vividos no Jardim de Infância.

    • Principais recursos utilizados; Texto, imagem, slide share, you Tube, links,
    • Seleccione uma ou duas entradas (posts); http://pequenos-jornalistas.blogs.sapo.pt/Formas ou gente; Uma Árvore especial
    • Quais as competências implícitas (compreensão do oral; expressão do oral, leitura, escrita); No exemplo encontramos todas as áreas de conteúdo: Área da Formação Pessoal e Social, Área de Expressão e Comunicação e Área do Conhecimento do Mundo.

    • Como reutilizaria esta entrada adequada ao seu contexto educativo; Utilizariamos como recurso para as nossas praticas de trabalho, para o dia a dia em contexto de sala de aula .
    Por fim, coloque as suas conclusões na caixa de comentários desta entrada.

    ResponderEliminar