quinta-feira, 7 de abril de 2011

Ainda a propósito da leitura...

Valerá a pena reflectir acerca da emergência dos novos suportes de leitura e de escrita.
        * O processo de digitalização da informação é irreversível e com implicações profundas na forma como lidamos com a informação.
        * O ebook tem vindo a conquistar um importante sector de mercado, tanto junto de novos como dos leitores tradicionais, sobretudo do outro lado do Atlântico.Na Europa, e particularmente em Portugal, as editoras ainda olham com receio para este modelo de negócio.
        * Os ebooks têm dado origem a novas formas de leitura, a novos espaços e novos horários, e a novos produtos que obrigam a repensar o conceito de livro.
        * Os ebooks precisam ainda de resolver diversos problemas: preservação, DRM, pirataria, preço dos dispositivos de leitura.
        * Não há estudos aprofundados sobre o impacto dos ebooks nos hábitos de leitura, mas os dados disponíveis apontam para um aumento dos índices de leitura.
        * Multiplicam-se as experiências de leitura: cloud reading ou leitura em streaming, plataformas de leitura social…
        * O formato digital tenderá a substituir a curto/médio prazo alguns formatos impressos (revistas, jornais, manuais escolares), mas conviverá com o livro impresso durante mais algumas décadas.
        * Vivemos a pré-história do ebook (conceito de e-cunábulo); os ebooks de daqui a dez/vinte anos serão muito diferentes dos actuais, tanto em termos formais como conceptuais.


    (Fonte: Ler ebooks

    Sem comentários:

    Enviar um comentário