Recordo-me que, quando a minha avó lia histórias para mim na minha infância, eu achava que a magia da leitura estava nos óculos e um dia, sem ela dar por ela, peguei neles pensando que esse objecto mágico me daria também esse poder de ler as minhas próprias histórias! Claro que eu acabava, sempre, por contar a história através das imagens. Desta forma, a atitude da minha avó de me ler histórias, assiduamente, foi crucial para o meu desenvolvimento moral e intelectual. Ler às crianças durante os seus primeiros anos de vida, ajuda-as a crescer não só intelectualmente como do ponto de vista da compreensão do mundo. Acresce, ainda, a grande capacidade de conseguir saber pensar. Tudo isto é determinado pela forma como nos moldaram a nossa imaginação durante os primeiros anos de vida. Nós somos o que lemos e o que ouvimos ler. Quem lê, vê mais, escreve melhor e decide melhor. Todos os actos que praticamos podem ser melhorados com mais leitura. Ler é um alimento do espírito sem o qual ficamos fracos, pobres e incompletos. Para incutir o hábito de leitura é, também, fundamental que os professores sejam elementos de ligação entre os alunos e os livros e procurar formas de incentivá-los a gostar de ler (visitas semanais à biblioteca da escola, utilização de ferramentas digitais, etc,) mas também de promover a capacidade reflexiva e crítica. O professor deve abrir espaço para discussões após a leitura, dando oportunidade de os alunos darem as suas opiniões, elogiando ou não o livro, repensarem as suas ideias acerca do tema abordado e até poderem mudar o final da história.
Na era digital o professor deve aproveitar as Tecnologias de Informação e Comunicação para promover a leitura mas, essencialmente, deve utilizá-las como apoio à aprendizagem significativa. De acordo com Jonassen (2000), a utilização dos computadores como ferramentas cognitivas permite "fomentar e promover a qualidade de pensamento diversificado nos alunos". As ferramentas cognitivas são, assim, ferramentas informáticas desenvolvidas para funcionarem como parceiros intelectuais dos alunos, de modo a apoiar a construção de significados por parte destes e a estimular e facilitar o pensamento crítico.
As diferentes formas de comunicar através da escrita digital como: fóruns, blogues, wikis, redes sociais, etc. São formas de comunicar que tem, cada uma delas, normas que devem ser respeitadas para podermos, assim, obter, com êxito, os objectivos que procuramos para cada caso. A grande popularidade dos blogues está cada vez mais a aumentar a sua rede social porque tem uma grande força comunicativa e o poder de partilhar, de uma forma simples e gratuita, actividades, opiniões, informações, recursos, instruções, etc. São, desta forma, uma ferramenta extraordinária para utilizar nos centros escolares.Os professores devem motivar os alunos a utilizar esta ferramenta porque os estimula para a leitura e para a escrita, nesta era digital.
Obrigado pelos vossos comentários. Creio que esta partilha e reflexão conjunta é crucial para termos uma visão inovadora do ensino. Mais do que isso, importa que tenhamos a capacidade de termos estratégias pedagógicas no terreno adequadas ao nosso tempo. Claro que será sempre oportuno relembrar que a tecnologia por si só não vale, até pode ser contraproducente. Creio que o caminho que estamos a seguir de integrar com sentido crítico a tecnologia pode ser decisivo.
Recordo-me que, quando a minha avó lia histórias para mim na minha infância, eu achava que a magia da leitura estava nos óculos e um dia, sem ela dar por ela, peguei neles pensando que esse objecto mágico me daria também esse poder de ler as minhas próprias histórias! Claro que eu acabava, sempre, por contar a história através das imagens. Desta forma, a atitude da minha avó de me ler histórias, assiduamente, foi crucial para o meu desenvolvimento moral e intelectual. Ler às crianças durante os seus primeiros anos de vida, ajuda-as a crescer não só intelectualmente como do ponto de vista da compreensão do mundo. Acresce, ainda, a grande capacidade de conseguir saber pensar. Tudo isto é determinado pela forma como nos moldaram a nossa imaginação durante os primeiros anos de vida. Nós somos o que lemos e o que ouvimos ler. Quem lê, vê mais, escreve melhor e decide melhor. Todos os actos que praticamos podem ser melhorados com mais leitura. Ler é um alimento do espírito sem o qual ficamos fracos, pobres e incompletos. Para incutir o hábito de leitura é, também, fundamental que os professores sejam elementos de ligação entre os alunos e os livros e procurar formas de incentivá-los a gostar de ler (visitas semanais à biblioteca da escola, utilização de ferramentas digitais, etc,) mas também de promover a capacidade reflexiva e crítica. O professor deve abrir espaço para discussões após a leitura, dando oportunidade de os alunos darem as suas opiniões, elogiando ou não o livro, repensarem as suas ideias acerca do tema abordado e até poderem mudar o final da história.
ResponderEliminarNa era digital o professor deve aproveitar as Tecnologias de Informação e Comunicação para promover a leitura mas, essencialmente, deve utilizá-las como apoio à aprendizagem significativa. De acordo com Jonassen (2000), a utilização dos computadores como ferramentas cognitivas permite "fomentar e promover a qualidade de pensamento diversificado nos alunos". As ferramentas cognitivas são, assim, ferramentas informáticas desenvolvidas para funcionarem como parceiros intelectuais dos alunos, de modo a apoiar a construção de significados por parte destes e a estimular e facilitar o pensamento crítico.
ResponderEliminarLeitura a partir da página 211
ResponderEliminarAs diferentes formas de comunicar através da escrita digital como: fóruns, blogues, wikis, redes sociais, etc. São formas de comunicar que tem, cada uma delas, normas que devem ser respeitadas para podermos, assim, obter, com êxito, os objectivos que procuramos para cada caso.
A grande popularidade dos blogues está cada vez mais a aumentar a sua rede social porque tem uma grande força comunicativa e o poder de partilhar, de uma forma simples e gratuita, actividades, opiniões, informações, recursos, instruções, etc. São, desta forma, uma ferramenta extraordinária para utilizar nos centros escolares.Os professores devem motivar os alunos a utilizar esta ferramenta porque os estimula para a leitura e para a escrita, nesta era digital.
Obrigado pelos vossos comentários. Creio que esta partilha e reflexão conjunta é crucial para termos uma visão inovadora do ensino. Mais do que isso, importa que tenhamos a capacidade de termos estratégias pedagógicas no terreno adequadas ao nosso tempo. Claro que será sempre oportuno relembrar que a tecnologia por si só não vale, até pode ser contraproducente. Creio que o caminho que estamos a seguir de integrar com sentido crítico a tecnologia pode ser decisivo.
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