- Nome do blogue (endereço);
- A quem se direcciona prioritariamente;
- Temáticas abordadas;
- Principais recursos utilizados;
- Seleccione uma ou duas entradas (posts);
- Quais as competências implícitas (compreensão do oral; expressão do oral, leitura, escrita);
- Como reutilizaria esta entrada adequada ao seu contexto educativo;
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarPotencialidades do blogue em contexto educativo
ResponderEliminarDepois de navegar nos blogues propostos, responda às seguintes questões:
• Nome do blogue (endereço);
http://lerparacrer.wordpress.com/
• A quem se direcciona prioritariamente;
Professores, alunos, comunidade educativa.
• Temáticas abordadas;
Educação, Leitura, Efemérides, …
• Principais recursos utilizados;
E-book, slideshare, youtube, picasa, imagens, texto …
• Seleccione uma ou duas entradas (posts);
http://lerparacrer.wordpress.com/2011/04/12/14-poemas-para-o-dia-mundial-do-livro-iii/
• Quais as competências implícitas (compreensão do oral; expressão do oral, leitura, escrita);
Leitura e compreensão;
• Como reutilizaria esta entrada adequada ao seu contexto educativo;
- Ler em voz alta; organizar e enriquecer um mapa temático; produzir poemas; dramatizar; divulgar os poemas no blogue.
Olga, Pedro e Sílvia
SEXTA-FEIRA, 15 DE ABRIL DE 2011
ResponderEliminarPotencialidades do blogue em contexto educativo
Depois de navegar nos blogues propostos, responda às seguintes questões:
• Nome do blogue (endereço);
Letra Pequena
http://letrapequenaonline.blogspot.com/
criado em 2008 e que se encontra actualizado
• A quem se direcciona prioritariamente;
Professores, Educadores, pais e crianças e jovens.
• Temáticas abordadas;
Blogue informativo que apresenta sugestões de leitura e sugestões de actividades ligadas aos livros
• Principais recursos utilizados;
Imagens; Textos; Slideshare; Audiolivros; Vimeo; youtube
• Seleccione uma ou duas entradas (posts);
Livros “Verdes” para Miúdos (quarta-feira, 30 de Março de 2011)
• Quais as competências implícitas (compreensão do oral; expressão do oral, leitura, escrita);
leitura
• Como reutilizaria esta entrada adequada ao seu contexto educativo;
Utilizava esta entrada para trabalhar:
- expressão do oral – descrição da imagem;
-leitura – exploração dos livros sugeridos na entrada;
- temática do ambiente - através da descrição da imagem e pesquisa noutros blogues;
Potencialidades do blogue em contexto educativo
ResponderEliminarDepois de navegar nos blogues propostos, responda às seguintes questões:
• Nome do blogue (endereço); ler para crer - http://lerparacrer.wordpress.com/
•
• A quem se direcciona prioritariamente; Professores e alunos da Escola Eb 2,3 Padre Alberto Neto e público em geral
• Temáticas abordadas; livros, leitura e literacias
• Principais recursos utilizados; todo tipo de textos; livros digitais (myebook) e “ ebooks” ;exercícios de funcionamento da língua; documentos retirados do “youtube”; videoteca; biblioteca digital.
• Seleccione uma ou duas entradas (posts); 14 poemas para o Dia Mundial do Livro-VI http://lerparacrer.wordpress.com/2011/04/15/14-poemas-para-o-dia-mundial-do-livro-vi/
• Quais as competências implícitas (compreensão do oral; expressão do oral, leitura, escrita); leitura
• Como reutilizaria esta entrada adequada ao seu contexto educativo; motivação para a leitura do texto poético; divulgação de poetas de língua portuguesa, incentivo à comemoração do Dia Mundial do Livro
Este é o trabalho realizado pela Paula Barbosa e Filomena Meleiro.
ResponderEliminarDepois de navegar nos blogues propostos, responda às seguintes questões:
Nome do blogue (endereço) - http://pequenos-jornalistas.blogs.sapo.pt/
A quem se direcciona prioritariamente – As crianças, Profissionais de Educação, aos Pais e Encarregados de Educação, Comunidade Educativa.
Temáticas abordadas – histórias construídas pelas crianças, registo de visitas de estudo, exploração de diferentes domínios (matemática, expressões, linguagem oral e abordagem à escrita) formação pessoal e social e conhecimento do mundo.
Principais recursos utilizados – vídeo, slideshare, snips, hiperligações, imagens, yotube, photobucket.
Seleccione uma ou duas entradas (posts) -http://pequenos-jornalistas.blogs.sapo.pt/
o Segunda-feira, 28 de Março de 2011 (Formas Geométricas), Terça-feira, 4 de Maio de 2010Deu trabalho!
Quais as competências implícitas (compreensão do oral; expressão do oral, leitura, escrita) - Área da Formação Pessoal e Social, Área da Expressão e Comunicação e Área do Conhecimento do Mundo.
Como reutilizaria esta entrada adequada ao seu contexto educativo – Utilizaria alguns dos recursos para trabalhar com as crianças e outros como ideias para a minha prática.
Este (http//leituraescola.blogspot.com) é um blogue interessante, com diferentes artigos sobre a leitura e a escrita. É bastante educacional, pois dá-nos indicações sobre as principais competências da Língua Portuguesa. Direcciona-se para as Novas Tecnologias e os seus benefícios.
ResponderEliminarÉ um blogue que retrata experiências vivenciadas em sala de aula e actividades que são usadas em consultoria de projectos educacionais relacionados com a informática educativa, principalmente, projectos interdisciplinares de uso da leitura e da escrita.
Ler para Crer
ResponderEliminar1 – Endereço do blogue: http://lerparacrer.wordpress.com
2 – Acho que se destina prioritariamente a todos quanto gostam de ler e fruir da leitura como espaços de prazer e conhecimento;
3 – A utilização da Língua Portuguesa, a(s) leitura(s), a poesia, o novo acordo ortográfico.
4 – Texto, imagens, vídeo.
5 – Leitura:
Ler para entretenimento, construção de conhecimento e fruição estética;
Fazer apreciações pessoais de textos de diferentes tipos, descobrindo significados implícitos e relacionando intenção, forma e conteúdo.
Escrita:
Intervir em rede, utilizando dispositivos tecnológicos adequados;
Cooperar em espaços de partilha da escrita relacionados com os seus interesses e necessidades;
Participar em projectos de escrita colaborativa, em grupo ou em rede alargada;
6 – Utilizando o poema no âmbito da comemoração do “Dia Mundial do Livro”, motiva os alunos para a fruição estética do verso, da sua sonoridade e compreendendo o significado implícito.
Conclusão:
Temendo ser injusto na apreciação, é um blogue aberto (http://lerparacrer.wordpress.com) representando uma instituição educativa. Uma das suas principais funções, entre muitas, é a divulgação das actividades da Escola com vasta incidência no domínio da Língua Portuguesa. Também promove a Biblioteca Escolar, divulgando os seus recursos e o trabalho aí desenvolvido. Incentiva a leitura e estimula a produção pessoal, nomeadamente dos jovens.
1. http://lerparacrer.wordpress.com
ResponderEliminar2. Direcciona-se a toda a comunidade educativa
3. As temáticas abordadas são: Poesia, Acordo Ortográfico e Dia Mundial do Livro
4. Os principais recursos utilizados são vídeos, e-books, slidshare,imagens, get meeb
5. http://lerparacrer.wordpress.com/2009/12/31/novidade-na-biblioteca-rusty-a-raposinha-ferida/
http://lerparacrer.wordpress.com/2010/03/28/dia-da-arvoredia-da-poesia- %E2%80%93-os-videos-5/
6. Competências implícitas: compreensão oral/escrita; expressão oral/escrita
7. Eu reutilizaria estas entradas como motivação para as seguintes competências: motivar para o prazer da leitura e da escrita, relacionar com experiências dos alunos, valorizar a produção pessoal do texto e relacioná-lo com leituras já efectuadas.
Nome do blogue (endereço);
ResponderEliminarLeitura e Escrita na Escola (http//leituraescola.blogspot.com)
A quem se direcciona prioritariamente;
Professores, alunos e outros.
Temáticas abordadas;
Blog Educacional, Indicações, comentários e sugestões metodológicas para leitura e escrita escolar.
Principais recursos utilizados;
Imagens, textos, jogos
Seleccione uma ou duas entradas (posts);
“O que é ler”.
Quais as competências implícitas (compreensão do oral; expressão do oral, leitura, escrita);
Leitura e escrita
Como reutilizaria esta entrada adequada ao seu contexto educativo;
Utilizaria este texto para explicar aos alunos a importância da leitura e quais as suas finalidades.
Por fim, coloque as suas conclusões na caixa de comentários desta entrada.
Este (http//leituraescola.blogspot.com) é um blogue interessante, com diferentes artigos sobre a leitura e a escrita. É bastante educacional, pois dá-nos indicações sobre as principais competências da Língua Portuguesa. Direcciona-se para as Novas Tecnologias e os seus benefícios.
É um blogue que retrata experiências vivenciadas em sala de aula e actividades que são usadas em consultoria de projectos educacionais relacionados com a informática educativa, principalmente, projectos interdisciplinares de uso da leitura e da escrita.
Nome do blogue (endereço);
ResponderEliminarLetra Pequena
A quem se direcciona prioritariamente;
É direccionado a crianças e jovens
Temáticas abordadas;
Sugestões de leitura ,sugestões de espectáculo,estórias.
Principais recursos utilizados;
Textos, imagens, slideshare, podcast (áudio livros)
Seleccione uma ou duas entradas (posts);
Miúdos10 04-11 cata livros
Quais as competências implícitas (compreensão do oral; expressão do oral, leitura, escrita);
Este post desenvolve competências a nível da oralidade, da escrita e da leitura nas duas vertentes (compreensão e expressão).
Como reutilizaria esta entrada adequada ao seu contexto educativo;
Em contexto sala de aula seria interessante realizar uma aula na área de Língua Portuguesa de modo a desenvolver a criatividade, a escrita a leitura.
Diana Oliveira, Emilia Mauela
•Palmira e Guiomar
ResponderEliminarDando uma vista de olhos apercebi-me que o nosso trabalho não aparece. Vou tentar mais uma vez...
Nome do blogue (endereço);
•http://pequenos-jornalistas.blogs.sapo.pt/40815.html
•
• A quem se direcciona prioritariamente; Ao grupo de crianças, comunidade educativa e profissionais de educação.
•
• Temáticas abordadas; Bibliotecas, histórias, expressão motora, expressão plástica, ciências e experiencias, registos, actividades de articulação com o 1º ciclo, a magia das cores exploração das três áreas e domínios trabalhados em educação de infância e registos de dias especiais vividos no Jardim de Infância.
• Principais recursos utilizados; Texto, imagem, slide share, you Tube, links,
• Seleccione uma ou duas entradas (posts); http://pequenos-jornalistas.blogs.sapo.pt/Formas ou gente; Uma Árvore especial
• Quais as competências implícitas (compreensão do oral; expressão do oral, leitura, escrita); No exemplo encontramos todas as áreas de conteúdo: Área da Formação Pessoal e Social, Área de Expressão e Comunicação e Área do Conhecimento do Mundo.
•
• Como reutilizaria esta entrada adequada ao seu contexto educativo; Utilizariamos como recurso para as nossas práticas de trabalho, para o dia a dia em contexto de sala de aula .
Palmira e Guiomar