sexta-feira, 15 de abril de 2011

Potencialidades do blogue em contexto educativo

Depois de navegar nos blogues propostos, responda às seguintes questões:

  • Nome do blogue (endereço);
  • A quem se direcciona prioritariamente;
  • Temáticas abordadas;
  • Principais recursos utilizados;

  • Seleccione uma ou duas entradas (posts);
  • Quais as competências implícitas (compreensão do oral; expressão do oral, leitura, escrita);
  • Como reutilizaria esta entrada adequada ao seu contexto educativo;
Por fim, coloque as suas conclusões na caixa de comentários desta entrada.

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Potencialidades do blogue em contexto educativo
    Depois de navegar nos blogues propostos, responda às seguintes questões:

    • Nome do blogue (endereço);

    http://lerparacrer.wordpress.com/

    • A quem se direcciona prioritariamente;

    Professores, alunos, comunidade educativa.

    • Temáticas abordadas;

    Educação, Leitura, Efemérides, …

    • Principais recursos utilizados;

    E-book, slideshare, youtube, picasa, imagens, texto …

    • Seleccione uma ou duas entradas (posts);

    http://lerparacrer.wordpress.com/2011/04/12/14-poemas-para-o-dia-mundial-do-livro-iii/

    • Quais as competências implícitas (compreensão do oral; expressão do oral, leitura, escrita);
    Leitura e compreensão;

    • Como reutilizaria esta entrada adequada ao seu contexto educativo;

    - Ler em voz alta; organizar e enriquecer um mapa temático; produzir poemas; dramatizar; divulgar os poemas no blogue.


    Olga, Pedro e Sílvia

    ResponderEliminar
  3. Ana Paula Brito e Diana Reis15 de abril de 2011 às 20:56

    SEXTA-FEIRA, 15 DE ABRIL DE 2011
    Potencialidades do blogue em contexto educativo
    Depois de navegar nos blogues propostos, responda às seguintes questões:
    • Nome do blogue (endereço);
    Letra Pequena
    http://letrapequenaonline.blogspot.com/
    criado em 2008 e que se encontra actualizado
    • A quem se direcciona prioritariamente;
    Professores, Educadores, pais e crianças e jovens.
    • Temáticas abordadas;
    Blogue informativo que apresenta sugestões de leitura e sugestões de actividades ligadas aos livros
    • Principais recursos utilizados;
    Imagens; Textos; Slideshare; Audiolivros; Vimeo; youtube
    • Seleccione uma ou duas entradas (posts);
    Livros “Verdes” para Miúdos (quarta-feira, 30 de Março de 2011)
    • Quais as competências implícitas (compreensão do oral; expressão do oral, leitura, escrita);
    leitura
    • Como reutilizaria esta entrada adequada ao seu contexto educativo;
    Utilizava esta entrada para trabalhar:
    - expressão do oral – descrição da imagem;
    -leitura – exploração dos livros sugeridos na entrada;
    - temática do ambiente - através da descrição da imagem e pesquisa noutros blogues;

    ResponderEliminar
  4. Potencialidades do blogue em contexto educativo
    Depois de navegar nos blogues propostos, responda às seguintes questões:
    • Nome do blogue (endereço); ler para crer - http://lerparacrer.wordpress.com/

    • A quem se direcciona prioritariamente; Professores e alunos da Escola Eb 2,3 Padre Alberto Neto e público em geral
    • Temáticas abordadas; livros, leitura e literacias
    • Principais recursos utilizados; todo tipo de textos; livros digitais (myebook) e “ ebooks” ;exercícios de funcionamento da língua; documentos retirados do “youtube”; videoteca; biblioteca digital.

    • Seleccione uma ou duas entradas (posts); 14 poemas para o Dia Mundial do Livro-VI http://lerparacrer.wordpress.com/2011/04/15/14-poemas-para-o-dia-mundial-do-livro-vi/
    • Quais as competências implícitas (compreensão do oral; expressão do oral, leitura, escrita); leitura
    • Como reutilizaria esta entrada adequada ao seu contexto educativo; motivação para a leitura do texto poético; divulgação de poetas de língua portuguesa, incentivo à comemoração do Dia Mundial do Livro

    ResponderEliminar
  5. Filomena Meleiro e Paula Barbosa15 de abril de 2011 às 20:58

    Este é o trabalho realizado pela Paula Barbosa e Filomena Meleiro.
    Depois de navegar nos blogues propostos, responda às seguintes questões:
    Nome do blogue (endereço) - http://pequenos-jornalistas.blogs.sapo.pt/
    A quem se direcciona prioritariamente – As crianças, Profissionais de Educação, aos Pais e Encarregados de Educação, Comunidade Educativa.
    Temáticas abordadas – histórias construídas pelas crianças, registo de visitas de estudo, exploração de diferentes domínios (matemática, expressões, linguagem oral e abordagem à escrita) formação pessoal e social e conhecimento do mundo.
    Principais recursos utilizados – vídeo, slideshare, snips, hiperligações, imagens, yotube, photobucket.
    Seleccione uma ou duas entradas (posts) -http://pequenos-jornalistas.blogs.sapo.pt/
    o Segunda-feira, 28 de Março de 2011 (Formas Geométricas), Terça-feira, 4 de Maio de 2010Deu trabalho!
    Quais as competências implícitas (compreensão do oral; expressão do oral, leitura, escrita) - Área da Formação Pessoal e Social, Área da Expressão e Comunicação e Área do Conhecimento do Mundo.
    Como reutilizaria esta entrada adequada ao seu contexto educativo – Utilizaria alguns dos recursos para trabalhar com as crianças e outros como ideias para a minha prática.

    ResponderEliminar
  6. Este (http//leituraescola.blogspot.com) é um blogue interessante, com diferentes artigos sobre a leitura e a escrita. É bastante educacional, pois dá-nos indicações sobre as principais competências da Língua Portuguesa. Direcciona-se para as Novas Tecnologias e os seus benefícios.
    É um blogue que retrata experiências vivenciadas em sala de aula e actividades que são usadas em consultoria de projectos educacionais relacionados com a informática educativa, principalmente, projectos interdisciplinares de uso da leitura e da escrita.

    ResponderEliminar
  7. Ler para Crer

    1 – Endereço do blogue: http://lerparacrer.wordpress.com
    2 – Acho que se destina prioritariamente a todos quanto gostam de ler e fruir da leitura como espaços de prazer e conhecimento;
    3 – A utilização da Língua Portuguesa, a(s) leitura(s), a poesia, o novo acordo ortográfico.
    4 – Texto, imagens, vídeo.
    5 – Leitura:
    Ler para entretenimento, construção de conhecimento e fruição estética;
    Fazer apreciações pessoais de textos de diferentes tipos, descobrindo significados implícitos e relacionando intenção, forma e conteúdo.
    Escrita:
    Intervir em rede, utilizando dispositivos tecnológicos adequados;
    Cooperar em espaços de partilha da escrita relacionados com os seus interesses e necessidades;
    Participar em projectos de escrita colaborativa, em grupo ou em rede alargada;
    6 – Utilizando o poema no âmbito da comemoração do “Dia Mundial do Livro”, motiva os alunos para a fruição estética do verso, da sua sonoridade e compreendendo o significado implícito.

    Conclusão:
    Temendo ser injusto na apreciação, é um blogue aberto (http://lerparacrer.wordpress.com) representando uma instituição educativa. Uma das suas principais funções, entre muitas, é a divulgação das actividades da Escola com vasta incidência no domínio da Língua Portuguesa. Também promove a Biblioteca Escolar, divulgando os seus recursos e o trabalho aí desenvolvido. Incentiva a leitura e estimula a produção pessoal, nomeadamente dos jovens.

    ResponderEliminar
  8. Leonor Silva e maria de Jesus15 de abril de 2011 às 21:04

    1. http://lerparacrer.wordpress.com
    2. Direcciona-se a toda a comunidade educativa
    3. As temáticas abordadas são: Poesia, Acordo Ortográfico e Dia Mundial do Livro
    4. Os principais recursos utilizados são vídeos, e-books, slidshare,imagens, get meeb


    5. http://lerparacrer.wordpress.com/2009/12/31/novidade-na-biblioteca-rusty-a-raposinha-ferida/
    http://lerparacrer.wordpress.com/2010/03/28/dia-da-arvoredia-da-poesia- %E2%80%93-os-videos-5/
    6. Competências implícitas: compreensão oral/escrita; expressão oral/escrita
    7. Eu reutilizaria estas entradas como motivação para as seguintes competências: motivar para o prazer da leitura e da escrita, relacionar com experiências dos alunos, valorizar a produção pessoal do texto e relacioná-lo com leituras já efectuadas.

    ResponderEliminar
  9. Nome do blogue (endereço);
    Leitura e Escrita na Escola (http//leituraescola.blogspot.com)
    A quem se direcciona prioritariamente;
    Professores, alunos e outros.
    Temáticas abordadas;
    Blog Educacional, Indicações, comentários e sugestões metodológicas para leitura e escrita escolar.
    Principais recursos utilizados;
    Imagens, textos, jogos
    Seleccione uma ou duas entradas (posts);
    “O que é ler”.
    Quais as competências implícitas (compreensão do oral; expressão do oral, leitura, escrita);
    Leitura e escrita
    Como reutilizaria esta entrada adequada ao seu contexto educativo;
    Utilizaria este texto para explicar aos alunos a importância da leitura e quais as suas finalidades.
    Por fim, coloque as suas conclusões na caixa de comentários desta entrada.
    Este (http//leituraescola.blogspot.com) é um blogue interessante, com diferentes artigos sobre a leitura e a escrita. É bastante educacional, pois dá-nos indicações sobre as principais competências da Língua Portuguesa. Direcciona-se para as Novas Tecnologias e os seus benefícios.
    É um blogue que retrata experiências vivenciadas em sala de aula e actividades que são usadas em consultoria de projectos educacionais relacionados com a informática educativa, principalmente, projectos interdisciplinares de uso da leitura e da escrita.

    ResponderEliminar
  10. Nome do blogue (endereço);
    Letra Pequena

    A quem se direcciona prioritariamente;
    É direccionado a crianças e jovens

    Temáticas abordadas;
    Sugestões de leitura ,sugestões de espectáculo,estórias.

    Principais recursos utilizados;
    Textos, imagens, slideshare, podcast (áudio livros)

    Seleccione uma ou duas entradas (posts);
    Miúdos10 04-11 cata livros

    Quais as competências implícitas (compreensão do oral; expressão do oral, leitura, escrita);
    Este post desenvolve competências a nível da oralidade, da escrita e da leitura nas duas vertentes (compreensão e expressão).

    Como reutilizaria esta entrada adequada ao seu contexto educativo;
    Em contexto sala de aula seria interessante realizar uma aula na área de Língua Portuguesa de modo a desenvolver a criatividade, a escrita a leitura.

    Diana Oliveira, Emilia Mauela

    ResponderEliminar
  11. •Palmira e Guiomar
    Dando uma vista de olhos apercebi-me que o nosso trabalho não aparece. Vou tentar mais uma vez...

    Nome do blogue (endereço);
    •http://pequenos-jornalistas.blogs.sapo.pt/40815.html

    • A quem se direcciona prioritariamente; Ao grupo de crianças, comunidade educativa e profissionais de educação.

    • Temáticas abordadas; Bibliotecas, histórias, expressão motora, expressão plástica, ciências e experiencias, registos, actividades de articulação com o 1º ciclo, a magia das cores exploração das três áreas e domínios trabalhados em educação de infância e registos de dias especiais vividos no Jardim de Infância.

    • Principais recursos utilizados; Texto, imagem, slide share, you Tube, links,
    • Seleccione uma ou duas entradas (posts); http://pequenos-jornalistas.blogs.sapo.pt/Formas ou gente; Uma Árvore especial
    • Quais as competências implícitas (compreensão do oral; expressão do oral, leitura, escrita); No exemplo encontramos todas as áreas de conteúdo: Área da Formação Pessoal e Social, Área de Expressão e Comunicação e Área do Conhecimento do Mundo.

    • Como reutilizaria esta entrada adequada ao seu contexto educativo; Utilizariamos como recurso para as nossas práticas de trabalho, para o dia a dia em contexto de sala de aula .
    Palmira e Guiomar

    ResponderEliminar