Blogue de apoio à oficina de formação "Ler e escrever na era 2.0 - contributos das ferramentas digitais".
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Evolução do Livro
Para desmistificar algumas ideias, a nossa reflexão poderia muito bem começar na frase de Chris Mead, quando afirma que a "literatura não é feita de papel e que a magia do livro persistirá independentemente do suporte".
A evolução do livro acompanha a evolução do próprio Homem.Independentemente do suporte, o livro constitui um poderoso legado dos nossos antepassados e continuará a ser um meio privilegiado de difusão da cultura.
Há um conjunto de ideias sobre o futuro do "livro", diria o futuro do(s) seu(s) conteúdo(s), que intrigam o comum dos mortais. Um dos "problemas" desta sociedade de ultra conhecimento e ultra tecnologia é o tempo. As comunidades, as empresas ou os grupos, que conseguem fazer uma gestão equilibrada do tempo disponível, têm mais sucesso nas suas iniciativas. Ler exige tempo. Ler muito, exige muito mais tempo. É bom refletir sobre pequenas coisas, mas fundamentais. Acho.
Creio que neste momento teremos que focar a questão, já não na importância da leitura, aceite por todos como meio privilegiadíssimo ao saber. Neste momento, pensamos mais na emergência de novos suportes de leitura e de promover na escola novas literacias para uma leitura mais eficiente e, sobretudo, que acompanhe os sinais dos tempos.
A evolução do livro acompanha a evolução do próprio Homem.Independentemente do suporte, o livro constitui um poderoso legado dos nossos antepassados e continuará a ser um meio privilegiado de difusão da cultura.
ResponderEliminarHá um conjunto de ideias sobre o futuro do "livro", diria o futuro do(s) seu(s) conteúdo(s), que intrigam o comum dos mortais. Um dos "problemas" desta sociedade de ultra conhecimento e ultra tecnologia é o tempo. As comunidades, as empresas ou os grupos, que conseguem fazer uma gestão equilibrada do tempo disponível, têm mais sucesso nas suas iniciativas. Ler exige tempo. Ler muito, exige muito mais tempo. É bom refletir sobre pequenas coisas, mas fundamentais. Acho.
ResponderEliminarCreio que neste momento teremos que focar a questão, já não na importância da leitura, aceite por todos como meio privilegiadíssimo ao saber. Neste momento, pensamos mais na emergência de novos suportes de leitura e de promover na escola novas literacias para uma leitura mais eficiente e, sobretudo, que acompanhe os sinais dos tempos.
ResponderEliminar