quinta-feira, 14 de abril de 2011

Cata Livros: a internet ao serviço da leitura

O "Cata Livros" tem por objetivo usar a Internet para aproximar os jovens leitores de um conjunto de títulos essenciais da literatura para infância e juventude, com destaque para a produção nacional". O modelo alia o rigor científico ao carácter lúdico e interactivo das narrativas (continua).

3 comentários:

  1. Já comecei a explorar o cata vento e gostei muito do que vi. Parece - me ser uma ferramenta de muita qualidade para trabalhar na sala de aula (Jardim de Infância).

    ResponderEliminar
  2. É deveras importante estimular a criança à prática do gosto pela leitura, seja ela feita em suporte físico ou em suporte digital. É de realçar o aproveitamento do potencial da internet, junto do público infantil, pois esta ferramenta representa o auge da motivação e atracção das crianças para se iniciarem como leitores ou ouvintes de histórias.
    Diariamente, na Net, há uma história nova para contar ― História do dia; as crianças ouvem e lêem ao mesmo tempo essa história tão harmoniosamente acompanhada por uma melodia. Como é óbvio, esta ferramenta digital é preciosa para estimular e enriquecer o vocabulário infantil, desenvolver a sua linguagem e a sua imaginação.
    A leitura de histórias é fundamental para a formação das crianças que iniciam o seu percurso como leitoras. Estas,devem, também, participar em actividades interactivas para valorizar a escrita e a leitura; jogos que permitam testar conhecimentos adquiridos com a leitura,etc. Portanto, devemos aproveitar esta ferramenta que promove o gosto pela leitura e que ajuda a motivar todo o público incipiente e a fazer perdurar essa atracção pelo livro que é um amigo.
    Assim, o professor deve procurar, também, aperfeiçoar a sua arte de contar histórias a fim de cativar o interesse e proporcionar o prazer pela leitura dos seus pupilos. Para alcançar este êxito, é relevante que os alunos tenham acesso a todo o material de leitura, em especial a livros infantis, em suporte físico e digital, pois estes contribuem inteiramente para a sua formação moral e mental.

    ResponderEliminar
  3. Todas as iniciativas associadas à promoção da leitura, sejam institucionais ou pessoais, são sempre bem vindas.
    Este é mais um bom exemplo para promover o gosto pela leitura junto dos mais jovens. Se pudermos aliar o conhecimento e a aprendizagem ao carácter lúdico, tanto melhor.
    É um facto que a leitura (principalmente junto dos jovens adolescentes) tem vindo a perder terreno relativamente às novas tecnologias. Assim, uma estratégia a adoptar poderá passar pela junção das duas.

    ResponderEliminar